BMW para chinês ver

Uma berlina de três volumes feita com base no BMW Série 1? Sim, existe… mas não é para nós! Acaba de ser oficialmente revelada pela BMW mas destina-se exclusivamente ao mercado chinês, onde o segmento dos modelos compactos é o que está a crescer a maior velocidade. E a marca de Munique, em conjunto com a sua parceira local, a BMW Brilliance Automotive (BBA) quer "surfar" a onda!

Chama-se BMW Série 1 Sedan e é a concretização do protótipo Concept Compact Sedan apresentado no salão de Guangzhou de 2015. Este modelo foi praticamente todo desenvolvido na China, a pensar exclusivamente no mercado local, onde será produzido e vendido em exclusivo. Assim, no segmento de maior crescimento naquele país, a BMW passa a ter três produtos de forte aceitação, com esta berlina Série 1, o "crossover" X1 e o monovolume Série 2 Active Tourer.

O mercado chinês pode parecer estranho aos nossos olhos e tem, de facto, características muito próprias. Mas a BMW, desde 2003 apoiada na parceria com a BBA, apostou fortemente na China, construindo um vasto complexo em Shenyang (no nordeste da China), em que ainda recentemente inaugurou uma unidade de produção de motores, nomeadamente para equipar o Série 1 Sedan.

É também aqui que constrói modelos específicos do mercado chinês, sempre ávido de versões… mais longas que as que temos na Europa. Por isso só na China se vendem variantes do X1 e do Série 3 com distâncias entre eixos… esticadas!

Em destaque